Segunda-feira, 3 de Novembro de 2008

Acabou 2008 .. venha 2009!


Não é fácil de escrever sobre a corrida de ontem, muito menos sobre o campeonato que acabou. Um dia não chega para dar o distanciamento que é necessário para escrever com imparcialidade, as emoções ainda estão à flor da pele, a desilusão ainda se sente. Na corrida de ontem, o desfecho não foi do meu agrado, mas caramba foi uma corrida dos diabos, um bocado como foi todo o campeonato.

Em primeiro lugar e para marcar já o tom, somos campeões, mais um titulo de construtores, campeonato muito esquecido mas que vale muito para quem como eu torce por uma equipa, para além de pilotos.

Quanto ao título de pilotos, por um ponto se ganha por um ponto se perde, a história até nos mostra que até por meio ponto tal acontece, parabéns ao campeão Hamilton, era de longe aquele que eu queria que não ganhasse, mas, tal como fiz com outros antes dele, tenho de lhe reconhecer o talento e a determinação, é impetuoso mas dou-lhe o benefício da dúvida pois é jovem, não sou fã dele, mas merece o titulo quanto o seu adversário final. Durante uma época ostentará o número 1, é algo que vai doer quando vir, mas cabe aos meus pilotos durante essa época lutarem por ele.

Não faço segredo que Felipe Massa não é o meu piloto de eleição na Ferrari, mas ontem aprendi a admira-lo um bocadinho mais pelo que fez em pista, e a respeitá-lo muito mais pelo que fez fora dela, foi grandioso na derrota, e isso, chamem-me antiquada se quiserem, é importante para mim. Ontem merecia o título tal como Hamilton, a sorte não esteve com ele, pois como ainda a semana passada disse: Massa não podia ganhar o campeonato, o Hamilton é que o poderia perder. Massa é rápido e talentoso, mas não é, nem será de futuro, o líder da equipa. Já li que o Massa não perdeu o título, a Ferrari é que lhe provocou a derrota, ora com uma diferença pontual tão pequena sabe-se lá onde é que ele perdeu o título, até poderia ter sido na Malásia, não se perde um campeonato num ou noutro GP, é uma campeonato de regularidade, perde-se e ganha-se num conjunto de circunstâncias. Não quero com isto passar a mão pela cabeça da Ferrari, muito pelo contrário, é uma equipa que precisa de tomar rumo, e com urgência!

Chegou a vez de Raikkonen. *suspiro* O que dizer, é para mim a desilusão do ano, continua a ser o meu preferido na Ferrari, continuo a achar que ele é um tremendo piloto, rápido, talentoso, competente e calculista, e exactamente por isso tudo é que me sinto desiludida com as sua temporada, nem tão pouco é o não ter ganho, recordo o GP da Austrália em que não acabou sequer a corrida, mas lutou, mostrou garra, vontade de vencer, mas depois durante o resto da época foi um interruptor: ora liga, ora desliga! Assim efectivamente não dá para ganhar campeonatos, nem tão pouco lutar até ao fim. Tal como o Massa, os erros da equipa não justificam a falta de resultados, e muito menos o incidente “Canadense”. Não é nem será líder da Ferrari, essencialmente porque não se quer dar ao trabalho. Espero que 2009 esteja mais motivado – se é que é esse o motivo – ou mais ligado. Caso contrário dê o lugar a outro, como por exemplo o senhor que se segue.

Ainda nem sei bem porque é que Kubica perdeu o terceiro lugar para o Raikkonen. Num carro que começou como a terceira força do pelotão que volta e meia até se punha em bicos dos pés e mostrava-se às duas “grandes”, Kubica mostrou que pode ser primeiro piloto (deixem-se de tangas, nunca existe verdadeira igualdade) de uma equipa de ponta, tem talento a rodos, é muito rápido e consistente, e acredito que tem capacidade de liderança. Não vou esconder que a vitória de Kubica no Canadá foi para mim a melhor vitória do ano. Está certo que contou com a sorte, nada comparado com a sorte de 2007 no mesmo circuito, mas muitas vezes a sorte quer pouco com o simpático Polaco, o que me faz temer que nunca vejamos o seu real potencial. O final de temporada foi mais inconstante, mas deixou um sabor a expectativa para 2009, que o BMW seja um carro competitivo para o vermos mais vezes na luta pelos primeiros lugares.

É também com expectativa que aguardo o Renault de 2009 conduzido por um tal de Alonso, personagem irritante que teima em não desaprender o que sabe, e insiste em ser um excelente piloto, agora ainda por cima corajoso, porque conduzir um Renault este ano não foi tarefa fácil, embora para o ano as cartas sejam baralhadas e dadas de novo, se a Renault seguir a curva ascendente, acho seguro dizer que estou em sarilhos, pois quer-me parecer que Alonso é um piloto que se adapta bem à mudança. A ver vamos, como diz o cego.

Não vou continuar com as análises individuais, mas quero fazer referência a mais alguns pilotos, Vettel é um deles, olhando para os números, pode não ter muitos pontos, mas tem uma vitória totalmente merecido, fica-me a impressão que esta época foi um preview do futuro, dêem-lhe um carro fiável e competitivo para o ano e vamos ter gracinhas, e preparem-se ele vai chegar ao topo. Outro que quero mencionar é o Heidfeld, eu tenho para mim que o pequeno alemão é o melhor segundo piloto de todo o plantel. Não podia deixar de mencionar o David Coulthard, foi a estrela de vários grandes prémios, mas não pelos melhores motivos, a prova de ontem resume bem o que foi a época do britânico, vamos certamente continuar a vê-lo pelo paddock, pelo que não me parece que vá sentir saudades dele.

 

E assim dou por encerrado o campeonato de 2008, foi um tremendo campeonato, com altos e baixos como todos … para o ano há mais, que venha 2009.

 

(Escrito originalmente aqui)

tags:
acelerado por AnaD às 17:35
link do post | comentar | favorito
|

.As Pit Babes

.Agosto 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.saídas de pista

Desde que esta treta tirou férias que nada acontec...
Atendendo a que este ano não te dei nada pelos ano...
... tu queres uma mala da burberry??? Hmmmmm Jójó...
Zero? Qual zero qual carapuça. Uma mala da Burbe...
Lamento meu caro, não vou continuar. Não há proble...
Como é que é? Desculpa lá mas comprei 999 posts e...
http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=...

.voltas mais rápidas

. Ao 175º Post

. O Futuro?!

. Ainda a BMW

. E agora?

. O Hamilton seria tão mais...

. Mas não fui eu

. "Forza Massa"

. Vettel aos comandos do ca...

. Noticias bombásticas

. Valente Susto

. Ainda o Alonso

. "Quid pro quo"

. And now, mate?!

. "A" imagem

. Um momento para a históri...

. Não acham lindo?

. A foto do ano

. Da fama não se livra ... ...

. Que susto

. Publicidade enganosa

. Pequenos apontamentos

. Mais notícias de Barcelon...

. Notícias de Barcelona

. O mundo ao contrário....

. Onde coloquei os alfinete...

. Isto sim são pit-babes

. Ainda o Vettel

. Vettel

. De olhos em bico

. Riquezas da mãe, do pai e...

. Revivalismo

. Gajos

. Os difusores mágicos

. É só impressão minha ...

. Estranho, muito estranho!

. E continua

. O post mal-cheiroso

. Um ano depois ...

. Ainda a Austrália

. Não funcionou

. Para afastar o mau olhado...

. O que as emoções fazem às...

. O início de uma nova era....

. Já se ouvem os motores

.campeonatos

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

.favoritos

. ...

. Turismo

. Está tudo baralhado

. 32

. Fui desafiada ... again

. Parabéns Carlos

. Querido Pai Natal,

. Diferenças ou semelhanças...

. "Make my day"

. Inquérito ...

.links

.tags

. todas as tags

.pesquisar

 
blogs SAPO

.subscrever feeds